• Malick Sidibé

    Nasceu em 1936 em Soloba, antigo Sudão Francês. Depois de estudar na escola de artesãos de Bamako =, tornou-se aprendiz de um fotógrafo francês. Depois trabalhou como fotojornalista capturando a vida efervescente da cidade. Em 1962 abriu seu estúdio onde fazia retratos de toda sociedade maliana. Faleceu em 2016.

  • Chéri Chérin

    Joseph Kinkonda, conhecido como Chéri Cherin, nasceu em 16 de fevereiro de 1955 em Kinshasa (República Democrática do Congo, anteriormente chamado Zaire). Estudou na “Academie des Beaux Arts em Kinshasa” e durante esse período começou a pintar cartazes em seu quarto residencial. Em seu estúdio criou murais para bares, barbearias e pequenas butiques retratando imagens da vida quotidiana e conteúdos críticos. Hoje,…

  • Romuald Hazoume

    Romuald Hazoulme nasceu em Porto Príncipe, República do Benin, em 1962. Suas obras exploram diversas formas de arte, desde a fotografia até mídias entrelaçadas em instalações. Seu reconhecimento internacional veio com a série de máscaras feitas de garrafões plásticos de gasolina.Essas máscaras tem formatos que remetem às formas de máscaras tradicionais da Áf’rica do Oeste.…

  • Gèrard Quenum

    Gérard Kouassi Spéro Quenum nasceu na cidade costeira de Porto Novo, capital da República do Benim, em 1971.O artista pertence à nova geração de jovens  artistas francófonos que surgiu nos últimos quinze anos em África e que tem  gradualmente  ganhado  espaço nos palcos internacionais. O Benim  abriga uma importante comunidade de artistas contemporâneos. Cyprien Tokoudagba…

  • Omar Victor Diop

    Senegalês nascido em Dakar, utiliza a fotografia e o design como possibilidades de abordar a diversidade das sociedades africanas contemporâneas. São populares seus auto retratos em estúdio, agregando criações de indumentárias e referências a personalidades africanas, figuras históricas ou personagens célebres do mundo da cultura pop e do cinema.   Para maiores informações recomendamos: http://www.omarviktor.com/

  • Danyèl Waro

    Danyel Waro nasceu e cresceu na Ilha da Reunião, um território francês no oceano Índico a leste de Madagascar. Descendente de colonos franceses,  é um defensor renomado da Maloya, ritmo composto que teve sua origem em cânticos de trabalhadores escravizados nas plantações de cana-de-açúcar, uma espécie de “blues à la Réunion” e que tem grande…

  • Staff Benda Bilili

    A equipe Benda Bilili é um grupo de músicos de rua oriundos da  República Democrática do Congo. Eles costumavam viver em torno dos jardins do zoológico da capital do país, Kinshasa, e tocar músicas  enraizada no soukous, gênero musical surgido nos anos 30.  O núcleo da banda é composto por quatro cantores / guitarristas seniores,…

  • Orquestra Poly Rythmo de Cotonou

    Formada em 1966 em Cotounou, capital da Costa do Marfim, gravou aproximadamente 500 musicas entre 1960 e 1980, criando a partir de uma variedade de estilos musicais . Seu ultimo álbum foi gravado em 1973.

  • Mayra Andrade

    Nascida em Havana, Cuba,  a cantora Mayra Andrade criou-se em Cabo Verde com passagens pelo Senegal, Angola e Alemanha.  Seu repertório tem influências da música popular brasileira. Suas músicas são interpretadas sobretudo em crioula, língua caboverdeana. Para saber mais: http://www.mayra-andrade.com/

  • Tinariwen

    Tinariwen é um grupo de músicos do grupo social Amazigh (popularmente conhecidos por Tuaregues)  do norte do Mali, região do Saara.  A banda foi formada em 1979 em Tamanrasset, na Argélia, mas retornou ao Mali na década de 1990. As composições musicais  do grupo abordam sobretudo as realidades político sociais da população Amazigh nos territórios que ocupam ou…

  • Angélique Kidjo

    Angélique Kpasseloko Hinto Hounsinou Kango Manta Zogbin Kidjo, mais conhecida como Angélique Kidjo, nasceu em Ouidah, no Benin.  Cantora, compositora, e produtora, tem 10 álbuns lançados e grandes sucessos. É mundialmente conhecida pela diversidade musical, em relação aos gêneros, e por seus criativos videoclipes. É embaixadora da UNICEF desde 2002, através da qual viajou por diversos…

  • Fela Kuti

    Musicista e ativista nascido em Abeokutá, Nigéria,  Fela Kuti foi pioneiro no estilo musical conhecido como Afrobeat – uma combinação de de funk, jazz, salsa, e música tradicional iorguana nigeriana. Suas musicas criticavam com veemência o governo de seu pais – o que lhe causou inúmeros aprisionamentos e represálias truculentas. Além do estilo, as letras…

  • Baaba Maal

    Nascido na cidade senegalesa de Podor, norte do Senegal, Baaba Maal é um dos mais famosos músicos do continente africano.  Suas músicas são escritas principalmente em pular, língua falada pelo povo fulani, que durante os séculos XVI e XVII liderou um importante império na fronteira dos atuais territórios do Senegal e Mauritânia. Baaba Maal gravou…

  • Youssou N’dour

    Youssou N’Dour é um compositor, intérprete e músico senegalês. Nasceu e cresceu no bairro da Medina em Dakar. Muçulmano e seguidor do sufismo. Uma das suas canções mais famosas é Seven Seconds, que gravou com a cantora Neneh Cherry. Compôs também a trilha sonora do filme de animação Kirikou e a feiticeira (1998). Ativista e…

  • Ismael Lo

    Ismaël Lô  é um músico e ator senegalês. Ele nasceu em Dogondoutchi, no Níger, em 30 de agosto de 1956, tendo um pai senegalês e uma mãe nigeriana. Pouco depois do nascimento de Lo, a família voltou para o Senegal onde se instalaram na cidade de Rufisque, perto da capital Dakar. Ele toca violão e harmônica.…

  • Amadou e Mariam

    Amadou perdeu sua visão aos 16 anos, enquanto Mariam ficou cega aos 5 anos como conseqüência do sarampo não tratado. Conhecido como “o casal cego do Mali”, eles se encontraram no Mali’s Institute for Young Blind, onde ambos tocaram na Orquestra do Eclipse do Instituto, dirigido por Idrissa Soumaouro, e descobriram que eles compartilhavam um…

  • Miriam Makeba

    Miriam Makeba, também conhecida como “Mama África”, foi uma popular cantora sul-africana que introduziu canções Xhosa e Zulu para o público ocidental. Ela é mais conhecida pelas músicas “Pata Pata”, “The Click Song” e “Malaika”. Miriam Makeba nasceu na África do Sul em 1932. Sua aparição cantora no documentário Come Back, Africa (1959) atraiu o…

  • Salif Keïta

    Salif Keïta (Djoliba, 25 de agosto de 1949) é um músico e cantor de Mali, conhecido como A voz de Ouro da África, é albino e descendente directo do fundador do Império Mali, Sundiata Keita. Esta herança significa que Salif Keita nunca deveria ser um cantor, que é uma função desempenhada por Griots. A sua…

  • Ali Farka Touré

    O SUAVE GIGANTE Ali Farka Touré (1939-2006) cantava a universalidade da música tradicional do Mali em inúmeros idiomas africanos. “Para algumas pessoas,” ele explicava, “Timbuktu é um lugar no fim do mundo. Mas isso não é verdade, eu vim de lá, e posso dizer que fica bem no centro do mundo.” Nascido na aldeia de…

  • Rokia Traoré

    O pai de Rokia Traoré era um diplomata e ela viajou muito na juventude. Ela visitou países como Argélia, Arábia Saudita, França e Bélgica e foi exposta a uma grande variedade de influências. Sua cidade natal de Kolokani está na região noroeste da região de Koulikoro, no Mali. Enquanto o Bamana tem uma tradição de…

  • Oumou Sangare

    Oumou Sangaré (nascida em 25 de fevereiro de 1968, em Bamako, Mali) é uma cantora e música, por vezes chamada de “O pássaro de Wassoulou”. Wassoulou é uma área histórica sul do rio Níger, onde a música para baixo da canção tradicional de velhice, muitas vezes com o acompanhamento de uma cabaça. A mãe de…

  • Georges Momboye

    Georges Momboye nasceu em Kouibly, Costa do Marfim. Seu trabalho como coreógrafo e bailarino tem grande destaque.  Sua estética, influenciada por referências africanas e européias, une danças tradicionais com contemporaneidades.  É fundados do Centre Momboye, em Paris, espaço dedicado ao ensino de danças pluri africanas e culturas do Mundo. Para saber mais: https://www.centre-momboye.com/

  • Nora Chipaumire

    Nascida  no Zimbabwe, Nora Chipaumire desenvolve um trabalho  artístico prenhe de discussões sobre  representações da multiplicidade das culturas e sociedades africanas, tocando na critica aos estereótipos e convenções coloniais.   Formada pela Faculdade de Direito da Universidade do Zimbabué, Chipaumire detém metrado em Dança e MFA em coreografia e performance da Mills College (CA). Entre…

  • Fred Bendongué

    Artista coreógrafo desde 1987, notou e congratulou-se, em 1994, como parte da Bienal de Dança de Lyon, “Mama África”, reconhecido pela profissão através do Atlântico em 1996, obtendo o Prêmio Bessie, Fred Bendongué criou através da dança uma personalidade singular. Ele pertence a geração de bailarinos do desafiadores e os desafios que ele sempre apontou na…

  • Faustin Lienkula

    Faustin Linyekula é um renomado dançarino e coreógrafo congolês e o fundador dos Studios Kabako, com sede em Kisangani. Le Cargo, a primeira e única peça de dança solo, Linyekula adota os papéis do contador de histórias e do dançarino em paralelo, enquanto lidera seu público em uma viagem atrativa e profundamente pessoal para sua…

  • Moustapha Bangoura

    Moustapha Bangoura nasceu na Guiné Conacry. Veterano de de umas das Cias de dança mais  célebres do continente  – o Les Ballets Africains. O dançarino, mestre internacionalmente aclamado, percussionista e coreógrafo tem viajado o mundo difundindo as tradições da  performance de dança e musica  de sua terra natal para o público em todo o mundo. Atualmente reside…

  • Ballet Merveilles

    Ballet Merveilles d’Afrique (Wonders ouro africanos) é uma companhia de dança e percussão nacional guineense empenhada em preservar e compartilhar tradição guineense através do desempenho. Maravilhas Ballet está localizada em Conakry e foi fundada em 1986 pelo renomado coreógrafo guineense Mohamed Kemoko Sano. Kemoko Sano é considerado como um dos coreógrafos e percussionistas mais reverenciados da…

  • Les Ballets Africains

    Les Ballets Africains é uma das primeiras companhias nacionais de dança da Guiné com sede em Conakry. Percorreu extensivamente em todo o mundo. Embora o nome possa sugerir a ideia do “balé” europeu para falantes de inglês, o foco da companhia é, na verdade, promover a dança e a cultura africanas tradicionais. Criado nos anos 50 pelo…

  • Qudus Onikeku

    Nasceu e cresceu no distrito de Surulere, Lagos – Nigéria. Muito rapidamente, teve a vontade de expressar algo de si mesmo, e aos 5 anos de idade, começou a acumular séries de habilidade acrobática, através do meu amor pela acrobacia, descobreu a dança às 13. Graduado da Ecole nationale Superieur des arts du cirque na França…

  • Cie TchéTché

    A Companhia TchéTché foi criada em junho de 1997 em Abidjan, Côte d’Ivoire, por Lebri Bridji e Béatrice Kombé Gnapa, duas jovens dançarinas da Costa do Marfim, que compartilhavam uma paixão comum pela dança. Desde 2000, a companhia foi liderada pela dançarina/coreógrafa Béatrice Kombé Gnapa. A companhia, exclusivamente constituída de mulheres, já havia marcado a cena local treinando…

  • Auguste Bienvenue

    Fundada em 2000, a Auguste-Bienvenue Company, formada por bailarinos e coreógrafos e Auguste OUEDRAOGO BAZIE Bienvenue, é apresentado como um laboratório artístico ao trabalhar junto a formação pela investigação de jovens bailarinos coreográficas e interdisciplinares e sensibilizar a opinião pública para a forma coreográfica tanto Burkina Faso e França. Através do envolvimento na mediação cultural, é para…

  • Salia Sanou

    Salia Sanou é um coreógrafo e dançarino do Burkina Faso, nascido em Léguéma. Em uma idade jovem, ele foi apresentado aos rituais e tradições de Bobo, e seu treinamento inicial na dança africana foi com Drissa Sanon (Ballet Koul Odrafrou de Bobo Dioulasso), Alasane Congo, Irène Tassembedo (Maison des jeunes et de la culture de…

  • Irene Tassembedo

    Originalmente de Burkina Faso, Irène Tassembédo mudou para a Europa no início dos anos 80, onde ela desenvolveu uma abordagem completamente nova à dança Africano. Sua formação muito aberta, a sua exigência pessoal e energia notável fazê-lo levar uma coreografia original, combinando dança contemporânea e dança Africano. Para Irène Tassembédo, dança Africano deve caber no…

  • Germaine Acogny

    Germaine Acogny é uma dançarina e coreógrafa senegalês, nascida em 1944. Segue em Paris 1962-1965 a formação do Simon Siegel School (diretor foi a Sra Marguerite Lamotte) na qual se graduou em educação física e esportes e ginástica harmônicas. Em 1968 , ela fundada em Dakar o primeiro estúdio de dança Africano. Influenciada pela herança gestual…

  • Seydou Keita

    As fotografias de Seydou Keïta retratam de forma elástica a sociedade Bamako durante sua era de transição de uma colônia francesa cosmopolita para uma capital independente. Inicialmente treinado por seu pai para ser um carpinteiro, a carreira de Keïta como fotógrafo foi lançada em 1935 por um tio que lhe deu sua primeira câmera, um…

  • Andrew Eiesebo

    Andrew Esiebo começou na fotografia relatando o rápido desenvolvimento da Nigéria urbana, bem como a rica cultura e patrimônio do país. À medida que seu trabalho começou a ganhar reconhecimento internacional, Andrew começou a explorar novos territórios criativos, integrando a prática multimídia com a pesquisa de temas como a sexualidade, política de gênero, futebol, cultura…

  • Otobong Nkanga

    Vive e trabalha na Antuérpia, Bélgica. Muitas de suas obras abordam os imaginários em torno dos recursos naturais e seus valores, símbolos nas diferentes culturas. Diversos suportes como fotografia, pintura, escultura, colagem estão presentes no seu fazer artístico.

  • William Kentridge

    William Kentridge, nascido em 28 de abril de 1955, é um artista sul-africano mais conhecido por suas impressões, desenhos e filmes animados. Estes são construídos pela filmagem de um desenho, fazendo apagões e mudanças e filmando novamente. Ele continua este processo meticulosamente, dando cada mudança ao desenho um quarto de segundo a dois segundos de…

  • Julien Sinzogan

    Julien Sinzogan nasceu em 1957 em Porto-Novo, República do Benin. Estudou arquitetura em Paris na École Spéciale des Travaux Public, e depois dirigiu um departamento de imagens de computador antes de se dedicar à pintura profissionalmente. Vive e trabalha na França. Sinzogan exibiu em toda a Europa e África em shows individuais e em grupo,…

  • Ousmane Sow

    Ousmane Sow foi um artista senegalês nascido em Dakar, escultor de estátuas maiores de pessoas e grupos de pessoas. Formado em fisioterapia na França, ele retornou ao Senegal depois da independente em 1960 e iniciou a prática em fisioterapia. Sow foi inspirado pelas fotografias de Leni Riefenstahl dos povos nuba do sul do Sudão e, a partir de…

  • Yinka Shonibare

    Yinka Shonibare nasceu em Londres e mudou-se  para Lagos, Nigéria, aos 3 anos de idade. Retornou à sua cidade natal para estudar no Byam Shaw College of Art e no Goldsmiths College. Atualmente vive na Inglaterra. Seu trabalho é bastante conhecido pelas abordagens acerca do neo colonialismo em contextos contemporâneos explorando temas como classe  e…

  • El Anatsui

    Nascido em Gana e radicado na Nigéria, tem formação como escultor na Universidade de Ciência e Tecnologia em Kumasi, Gana. Anatsui começou a ensinar arte na universidade da Nigéria, em Nsukka em 1975. Ele permanece nessa cidade até os dias atuais. Seu foco de trabalho está em objetos e suas metamorfoses. Quando uma carrafa, um…