Ismaël Lô  é um músico e ator senegalês. Ele nasceu em Dogondoutchi, no Níger, em 30 de agosto de 1956, tendo um pai senegalês e uma mãe nigeriana. Pouco depois do nascimento de Lo, a família voltou para o Senegal onde se instalaram na cidade de Rufisque, perto da capital Dakar. Ele toca violão e harmônica.

Na década de 1970, Lo estudou na Escola de Arte de Dakar. Mais tarde, ele se juntou ao popular grupo Super Diamono, mas deixou em 1984 para iniciar uma carreira solo. Ao longo dos próximos quatro anos, Lo gravou cinco álbuns solo populares.

Em 1990, Lo gravou seu sexto álbum solo, Ismael Lo. Graças ao sucesso do single “Tajabone”, o álbum se tornou um hit nas paradas européias. O álbum lançou a carreira internacional de Lo. Iso foi gravado e lançado em 1994, e também se tornou um sucesso. O álbum contém melodias de guitarra suave e mbalax senegalês tradicional. No ano seguinte, Lo viajou na África. O álbum de compilação Jammu Africa foi lançado em 1996. A música “Without Blame” é um dueto com Marianne Faithfull.

A música de Lo “Tajabone” foi apresentada no filme All About My Mother de Pedro Almodóvar. Em 2002, ele foi feito um Cavaleiro da Legião de Honra. Seu último álbum Sénégal foi gravado em Dakar, Paris e Londres. O que diz é isso: “Dando a este álbum o título Sénégal foi a minha maneira de homenagear meu país, em reconhecimento de todos os seus presentes”. Em 1997, Lo estrelou no filme “Tableau Ferraille” de Moussa Sene Absa (Iron Landscape). O filme “Shake Hands with the Devil (filme de 2007)”, sobre o genocídio ruandês, começa com a música “Jammu Africa” ​​de Lo.