Ballet Merveilles d’Afrique (Wonders ouro africanos) é uma companhia de dança e percussão nacional guineense empenhada em preservar e compartilhar tradição guineense através do desempenho. Maravilhas Ballet está localizada em Conakry e foi fundada em 1986 pelo renomado coreógrafo guineense Mohamed Kemoko Sano.

Kemoko Sano é considerado como um dos coreógrafos e percussionistas mais reverenciados da Guiné. Em 1973 Sano foi  convidado pelo primeiro presidente da Guiné, Ahmed Sekou Toure, para servir como diretor do Ballet Joliba. Em 1985 Sano foi nomeado diretor de coreografia para os africanos de balé. Lá, ele organizou programas de turismo da empresa: Shiloh, a Hamana Bell, Património e Mandinkalou. Sano então fundou sua própria empresa privada – Ballet Merveilles d’Afrique – que distinguiu-se imediatamente pelas TIC coreografia fresco, engenhosidade percussiva, e compromisso com a narração de histórias tradicional.

Em 2002 Yamoussa Soumah – bailarina principal dos africanos para balé e membro original do Ballet Merveilles d’Afrique – tornou-se diretora coreográfica da companhia. Sob a liderança de Sano e Soumah, continuaram a realizar maravilhas, promovendo a característica cultural guineense tradicional de trabalho de Sano. Ballet Merveilles d’Afrique ganhou uma série de prêmios e prêmios competitivos ao longo de mais de 25 anos de carreira. A empresa tem se apresentado em toda a África Ocidental, Estados Unidos e Europa.

Além de treinar artistas na Guiné, Ballet Merveilles d’Afrique tem treinado alguns dos instrutores de dança e tambor mais proeminentes do mundo, incluindo Alseny Soumah Tenenfig Dioubate, Mangue Sylla, Abdoulaye Sylla Karamoko Camara Fara Tolno Marietou Camara, Naby Bagoura Mariam Bangoura Karietou Conte Mamasata Conteya, Yalani Bangoura Mataly Beavogui Aminata Sano e Mamady Sano.

http://www.balletmerveilles.com/