Ousmane Sow foi um artista senegalês nascido em Dakar, escultor de estátuas maiores de pessoas e grupos de pessoas. Formado em fisioterapia na França, ele retornou ao Senegal depois da independente em 1960 e iniciou a prática em fisioterapia.
Sow foi inspirado pelas fotografias de Leni Riefenstahl dos povos nuba do sul do Sudão e, a partir de 1984, começou a trabalhar em uma série de esculturas maiores de lutadores musculares nuba. Para desenvolvê-los, ele desenvolveu uma série de novas técnicas e materiais. Depois, Sow criou uma séries de esculturas de pessoas Maasai, de pessoas zoulas, de pessoas Peul ou Fulani e, no final da década de 1990, de nativos americanos.
Sow teve muitas exposições internacionais, incluindo na documentação IX em Kassel em 1992, no Palazzo Grassi em Veneza durante a Bienal de 1995 e na Pont des Arts em Paris em 1999. Nos Prêmios Príncipe Claus de 2008, sobre o tema Cultura e o corpo humano, a Sow foi um dos onze laureados. Em 11 de abril de 2012, a Sow foi eleita membro Associado Etranger (“membro associado estrangeiro”) da Académie des Beaux-Arts do Institut de France, substituindo Andrew Wyeth. Ele foi a primeira pessoa negra a ter sido eleita para membro.