Descrição
Colar de contas de vidro tipo chevron-melancia, em camadas. Havia contas desse tipo no Antigo Egito. As que circulam na África do Oeste foram produzidas em Veneza.
As contas Chevrons são feitas por um processo de várias partes. Eles começam com a confecção da cana, depois é adicionado outro vidro colorido e geralmente colocado em um molde de estrela de 12 pontas. Este processo é repetido para cada camada adicional do cordão.
As contas Chevron, também chamadas de "Rosetta" e "Star", são feitas em Veneza desde o final de 1400 e ainda hoje são produzidas de forma limitada.
A produção veneziana da Chevron com o maior volume de contas ocorreu no final de 1800 e início de 1900. Essas contas eram geralmente contas de 4 e 6 camadas.
As contas Chevron foram comercializadas em todo o mundo, mas principalmente na África. Os comerciantes holandeses foram os primeiros a trazer contas Chevron para África no final dos anos 1400. Existem certas pequenas divisas de 7 camadas deste mesmo período que só são encontradas no Peru e são atribuídas à distribuição por Cristóvão Colombo.
As contas Chevron ainda são feitas em Veneza hoje, mas em quantidade limitada. Eles também estão sendo fabricados agora na Índia e na China, mas com um processo ligeiramente diferente.
Estas contas continuam a ser muito apreciadas em África e ainda são usadas para mostrar prestígio, em cerimónias especiais e são frequentemente enterradas com os mortos.
Medidas
comp.35 cm