Documento
Metadados
Título
AO_ML_TCA_004_A
Descrição
Tecido artesanal imitação do Bogolan. Faixas de 9 cm. Algodão, tingimento e estamparia com carimbos.
BOGOLAN
Bogolan ou Bogolan Fini, palavra da língua bambara que significa “feito com terra” é o nome que se dá a modalidade de tecido cuja técnica ancestral de estamparia tem como base os óxidos ferrosos do solo. Sua origem remete ao contexto sociocultural do Mande, sobretudo os povos de língua bambara e abarca uma série de grupos sociais espalhados pelos territórios do atual Mali, Guiné, Burkina Faso, Senegal e adjacências.
Originalmente, sua feitura esteve associada ao universo feminino quando as mulheres produziam peças para uso doméstico e cotidiano, assim como para venda nos mercados. Homens caçadores e pastores também produziam esses artigos para uso pessoal e em seus ofícios.
Originalmente o processo de confecção agrega a tecelagem, tingimento e estamparia. Cada peça é confeccionada primeiramente em tear manual no formato de faixas e depois costurada para compor um tecido extenso o suficiente para compor uma roupa. A tintura vegetal que proporciona a coloração de base do tecido pode ter diversas origens – folhas e raízes que proporcionam colorações em amarelos, castanhos e marrons. A argila utilizada, rica em óxidos de ferro, provém de brejos e remansos e recebe um tratamento especial através da fermentação antes de ser utilizada. O uso de mordentes vegetais para fixação e durabilidade da cor é também característica peculiar dessa técnica.
A decoração propriamente dita é realizada através de grafismos variados, feitos com o auxílio de um pincel, escova de dentes, stencil ou mesmo os próprios dedos de quem desenha. Trata-se de rica elaboração gráfica e simbologias ancestrais que carregam códigos tradicionais locais - uma gramática de signos.
Na atualidade estilos contemporâneos são criados não apenas para demanda turística mas também como parte das mudanças ocorridas nos contextos de produção.
Para saber mais:
Gillow, John. TExtiles Africains. Editions Du Regard. Paris, 2003.
Keita, Fallo Baba. Bogolan et arts graphiques du Mali. ADEIAO, Paris, 1990.
Duponchel, Pauline. Textiles Bogolan du Mali. Musée D´Ethnographie , Nechatel.
Disponíveis na biblioteca do Acervo África.
Medidas
comp. 125 cm x larg. 184 cm
Região/País
Grupo Cultural
Uso/Função
Artesanais | Bogolan | Tecidos