Documento
Metadados
Título
AN_MA_TCA_15
Descrição
Xale bordado - conhecido como Tahruyt. - comp. 170 cm x larg. 180 cm
Grupo Cultural Amazigh/Berbere, Sudeste do Marrocos.
Tecido industrial de algodão, bordado com lã colorida e com aplicação de lantejoulas. Usado pelas mulheres de Ait Khabbash, sudeste do Marrocos. Grupo Cultural Amazigh/Berbere.
O véu, um tecido escuro bordado com linhas coloridas, com pontos em curvas e zigzags, geralmente ornado com lantejoulas, cobre a cabeça e envolve o corpo. É usado em ocasiões festivas e são passados da mãe à filha. São simbólicos e protetores.
Enquanto símbolo de identificação étnica , esses xales são como "passaporte" que permitem a portadora do xale sr reconhecida imediatamente como membro do grupo Ait Khabbash.
O tahruyt é feito de dois comprimentos de tecido, duas partes unidas com fio de lã trançado formando uma faixa bordada denominada tanammast, produzindo um único xale. Há diferentes formas de usar o xale para cobrir o corpo. As meninas jovens e solteiras , normalmente , não cobrem o rosto, costume reservado às mulheres casadas.
Os motivos dos bordados são associados com o mundo animal - como a figura de pombos. . Geralmente as mulheres vestem uma saia branca e se cobrem com um tahruyt azul escuro (índigo), lembrando um tipo de pássaro preto e branco existente no sudeste do Marrocos.Referência fotográfica: Architectures de terre dans l´Ouest africain. pp14. Jean-Paul Colleyn. Imprimerie Nationale
Região/País
Grupo Cultural
Uso/Função
Artesanais | Berbere | Tecidos