Documento
Metadados
Título
AN_MA_VES_04
Descrição
Djellaba. Vestimenta masculina das regiões montanhosas rurais de clima frio do Marrocos. (Alto Atlas). Mangas longas e capuz. Lã. - comp. 107 cm x larg.70 cm
Grupo Cultural Amazigh/Berber, Marrocos.
Roupa tradicional entre os berberes, a djellaba é usada na região magrebina do norte da África assim como em países de língua árabe da região mediterrânica.
Nos locais onde o uso dessa indumentária vem de longa data, como na região do alto Atlas, as cores indicam o estado civil de quem usa e podem estar relacionadas a datas comemorativas, religiosas e festividades específicas. Os tons marrom escuros predominam entre os homens solteiros. O gorro que acompanha a peça é de vital importância, pois protege da luz solar , do vento e do frio.
Com o processo de arabização dos países do norte de África em meados do século XX, a cultura bérbere e suas especificidades sociais foram legadas a segundo plano. Em resposta a essa homogeneização, surgiram movimentos políticos em países como a Argélia e o Marrocos, que apesar de estarem concentrados nos setores mais elitizados da população, reverberaram em hábitos culturais mais gerais como o vestuário.
No Marrocos, após a reforma constitucional de 2011, a língua berbere tornou-se oficial no ensino oficial. O uso das Djellabas entre as populações mais jovens de Marrakech, capital do Marrocos, é um indicativo dessa (re)afirmação da identidade amazigh.