Documento
Metadados
Título
AA_NA_ADN_021
Descrição
Colar. Couro e metal (fios de cobre enrolados) revestido de pasta de otjize. - diâm. 22,5 cm
Grupo Cultural Ovahimba, Namíbia.
O otjize, esta substância vermelha tão característica do uso dos Ovahimbas é obtida a partir da hematita. Reduzida em pó e misturada com gordura animal adquire a consistência de uma pasta, que é perfumada com a resina aromática do arbusto de Omuzumba. Essa mesma pasta é usada como cosmético para hidratar a pele.
Colar himba no formato de gargantilha elaborado com várias sequências de pequenas argolas de metal preenchida com lama, amaradas com faixas de couro e tiras de palhas, encoberto com a pasta otjize. O otjize, esta substância vermelha tão característica do Himbas é obtida a partir de uma pedra: hématite. Reduzida em pó e misturada com gordura adquire a consistência de uma pasta.
Os Himba, Ovahimba, que hoje vivem no Sul de Angola e na Namíbia, são descendentes dos Herero, e mantiveram as tradições centenárias quase intactas. Uma delas é o hábito das mulheres de cobrirem o corpo para proteger do frio e o calor, revestem-se a pele de uma mistura de gordura animal, de ervas aromáticas e otjize. O Otjize é procedente da pedra hématite que, reduzido em pó e acrescentado à mistura, dá uma pasta facilmente utilizável.
A pasta (Otjize) está frequentemente misturado com a resina aromática do arbusto de Omuzumba.