Documento
Metadados
Título
AN_MA_TCA_16
Descrição
Xale bordado conhecido como Tahruyt. Tecido industrial de algodão e linhas coloridas. - comp. 120 cm x larg. 210 cm
Grupo Cultural Amazigh/Berbere, Sudeste do Marrocos.
O véu usado pelas mulheres de Ait Khabbash , comunidade falante da lingua Tamazightlocalizada na região sul do oásis Tafilalet. é chamado de Tahruyt (termo berbere). Esse adereço recobre a cabeça e envolve o corpo.
É usado em ocasiões festivas e passados da mãe à filha. Seus símbolos se referem à proteção. Trata-se de um tecido escuro bordado com linhas coloridas, com pontos em curvas e zigzags, geralmente ornados com lantejoulas.São bordados utilizados como identificação de grupo e servem de passaporte, significando que permitem que aquela que porta o xale seja reconhecida imediatamente como Ait Khabbash.O Tahruyt é feito de dois comprimentos de tecido, duas partes unidas com linha de lã trançada formando uma faixa bordada denominada tanammast, produzindo um único xale.Há diferentes formas de usar o xale para cobrir o corpo. As meninas jovens e solteiras, tipicamente não cobrem seus rostos, algo reservado geralmente para mulheres casadas.
Os motivos bordados são associados com o mundo animal. Por exemplo, um motivo está relacionado com os pombos. Geralmente as mulheres vestem uma saia branca e se cobrem com um Tahruyt azul escuro (índigo), lembrando um tipo de pássaro preto e branco existente no sudeste do Marrocos.
Região/País
Grupo Cultural
Uso/Função
Artesanais | Berbere | Tecidos