Documento
Metadados
Título
AO_GH_TCA_05_A
Descrição
Tecido artesanal Kente.
Esses tecidos são originários das culturas Akan e dos Ewé e fazem parte de uma tradição secular de tecelagem de faixas inspirada pelas solicitações de cerimoniais da realeza.
São originalmente tecidos em seda e algodão no formato de faixas.
Acredita-se que o termo kente deriva da palavra de origem Fanti kenten, que significa cesta. Há ainda referências mitológicas da tradição asante que conferem a origem da tecelagem à narrativa de dois caçadores observando uma aranha (Ananse) criando uma complexa teia. Tais caçadores copiaram a técnica e a trouxeram em formato de roupa para o chefe Oti Akenten.
As referências às primeiras produções desses tecidos datam do século XVII, quando roupas de seda eram importadas, depois desmanchadas e os fios reaproveitados. A produção atual é constituída por algodão produzido localmente, nylon e ocasionalmente, seda.
Embora os grafismos tenham sido influenciados pelo comércio de têxteis do norte da África, Arábia e Índia, que por séculos foram transportados através e ao redor do Saara por embarcações costeiras ou caravanas, os têxteis de faixas Akan e Ewé são ricos em cor e composição, o que lhes confere especificidade. As características de padronagens são ricas em geometrias e cada padrão tem significados relacionados à momentos históricos e crenças dos povos Akan. Os padrões agregados individualmente tem sentidos diferentes quando apresentados justapostos.
Estreitas faixas de algodão e seda são tecidas em pequenos teares portáteis e depois cortadas e costuradas verticalmente para produzir panos para vestimenta de homens e mulheres. Em geral, um Kente para mulheres tem 14 faixas e para homens 24.
Kwame Nkrumah, ideólogo do panafricanismo, líder da luta pela independência e primeiro presidente de Gana, transformou os tecidos kente em um dos símbolos da identidade nacional. Posteriormente a simbologia se disseminou através do continente.
Para saber mais:
Gillow, John. Textiles Africains. Editions Du Regard. Paris.
Disponível na biblioteca do Acervo África.
Medidas
comp. 2 m X larg. 1,10 m
Região/País
Grupo Cultural
Uso/Função
Artesanais | Kente | Tecidos