• Tecidas artesanais Kuba

    A designação Kuba, significa “povo do trovão” e nomeia  o grupo social que habita as terras férteis localizadas entre os rios Kasai e Sankuru, na atual República Democrática do Congo, compondo um complexo multiétnico que agrega mais de 18 subgrupos, entre eles os shoowa, os bushoong e o ngeende. Os tecidos Kuba são produzidos a…

  • Reciclagem do Alumínio: transformando o passado colonial africano em cultura material.

    Na África, a reciclagem de alumínio revela um aspecto complexo e multifacetado entre o passado colonial e a produção da cultura material contemporânea. Embora o alumínio já fosse encontrado em pequena escala em objetos rituais desde o século XIX, durante o período colonial o continente africano foi inundado com uma variedade de produtos e resíduos…

  • Tradições tintureiras no continente africano.

    Em parceria com o Acervo África, o Centro de Estudos e Pesquisas do ateliescola acaia realiza em São Paulo o curso de Tradições tintureiras no continente africano, com o artista plástico Celso Lima.Em quatro encontros gratuitos, a formação oferece 20 vagas voltadas para pessoas envolvidas com o ensino publico ou com instituições publicas de arte e…

  • Exposição “Outros Navios: Uma Coleção Afro-Atlântica”

    As regiões da África central e ocidental têm uma conexão histórica com o Brasil através de circuitos transatlânticos que foram marcados pela violência e pelo tráfico. No entanto, essa conexão também traz histórias alternativas que se refletem nos objetos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), como máscaras, tecidos e…

  • Exposição Um Defeito de Cor

    Com curadoria de Amanda Bonan, Marcelo Campos e a autora Ana Maria Gonçalves, a exposição remonta a trajetória do livro de forma imagética: da produção moderna e contemporânea que tem em seu cerne a cosmogonia africana nasceu esse encontro a partir de produções de 131 artistas – entre 77 vivos e 37 já falecidos, além…

  • PARA QUANDO ÁFRICA

    Em parceria com o Acervo África, o Centro de Estudos e Pesquisas do ateliescola acaia realiza um curso imperdível (e gratuito) com Luciane Ramos da Silva, Daniela Moreau e Ester Campos a partir do dia 30 de setembro. Serão três encontros, sete horas no total. Arraste as imagens para ver os detalhes e corra para…

  • Novembro das Artes Negras

    Integrando o projeto Novembro das Artes Negras, a Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) receberá a exposição Acervo África. Uma coleção circulante composta por 17 peças de tecidos industriais e artesanais oriundos do continente africano. E a visitação é gratuita, disponível até 30 de novembro, das 8h às 17h, na sede da Funceb (Pelourinho). Mais informações…

  • GALÁXIAS INFINITAS

    Entrevista e tradução: Luciane Ramos-SilvaImagens: Dirk Skiba As palavras e produções de Malika Ndlovu apareceram em páginas e palcos em toda a África do Sul e ao redor do mundo. Sua contribuição para as artes, cultura e poesia sul africana, especificamente, abrange mais de 25 anos. Tendo publicado coleções de poesia  e duas peças de…

  • O QUE TIRA O FÔLEGO E O QUE RESTAURA

    Entrevista e tradução: Luciane Ramos-SilvaImagens: Christophe Raynaud, Richard Schoeder e Bruce Clarke. O tempo atual de profunda angústia e dúvidas sobre os caminhos da humanidade, exige-nos olhar para histórias e experiências que tragam, quiçá,  um pouco de alento. Não é de hoje que homens na liderança de Estados e organizações definem rumos de destruição à…

  • Lançamento jogo de memória ÁFRICA PLURAL

    Jogo da memória Africa Beleza Plural A partir das imagens de 24 objetos utilizados na vida cotidiana de diversas sociedades africanas aprendemos sobre a multiplicidade cultural, a inventividade e as tecnologias do Continente. Idealizado pela equipe do Acervo África visando a produção de materiais pedagógicos para dar suporte a lei 11645, que torna obrigatório o…

  • SOBRE ESCRITAS DO LADO DE LÁ

    Selecionamos cinco obras de escritoras de diferentes contextos: Paulina Chiziane de Moçambique, Marguerite Abouet da Costa do Marfim, Scholastique Mukasonga de Ruanda, Léonora Miano dos Camarões e Chimamanda N. Adichie da Nigéria.

  • MANTEIGA DE KARITÉ

    Entre as memórias enraizadas no corpo vem a imagem da pasta amarelada que as mulheres vendiam nos mercados de Dakar, Thies, Ouagadougou, Conacri… a textura, o cheiro, tudo vibrava. E não esqueço aquelas peles escuras e lustrosas. Odara. Conhecida por suas múltiplas utilidades no terreno culinário, cosmético e medicinal,  a manteiga de karité, riqueza presente…

  • A outra África

    Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP exibe a exposição “A outra África” sob a curadoria de Renato Araújo da Silva.

  • Vibração do Silêncio

    Uma conversa com minhas irmãs. Exibição do filme + bate-papo com Marthe Djilo Kamga e Frieda Ekotto Neste documentário, Marthe Djilo Kamga nos envolve em suas conversas frutíferas com outras quatro mulheres camaronesas artistas que, assim como ela, transmitiram às gerações mais jovens o que aprenderam à medida que suas identidades múltiplas evoluíram e se…

  • Inglês e línguas africanas com quem canta e dança: Miriam Makeba e Fela Kuti

    Usar o inglês interessa muito, ler e cantar, ligando pessoas que são parentes culturais em diáspora. Estes artistas negros formularam músicas que ficaram na história e seguem emocionando. Revisitar essas músicas gera movimento na gente, de fortalecimento e foco, e da unidade que firma no cantar juntos. Aqui, África do Sul e Nigéria, com Miriam…

  • Memória de futuro nas artes afro-atlânticas

    Um panorama crítico sobre as artes produzidas em contextos afro-atlânticos , abordando conceitos, historicidades e estéticas de artistas do Brasil e de outros territórios da diáspora. Hélio Menezes (antropólogo e curador independente / CCSP)Luciane Ramos-Silva (antropóloga e artista da dança/ Acervo África e OMenelick 2Ato)Nabor Junior (jornalista / O Menelick2Ato e Museu Afro Brasil) Programação:…

  • Acervo África Recomenda: MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS

    A Mostra de Cinemas Africanos traz seleção de filmes africanos e afrodiaspóricos.

  • NoirBLUE – deslocamentos de uma dança

    No continente africano, Ana Pi se reconecta às suas origens através do gesto coreográfico, engajando-se num experimento espaço-temporal que une o movimento tradicional ao contemporâneo. Em uma dança de fertilidade e de cura, a pele negra sob o véu azul se integra ao espaço, reencenando formas e cores que evocam a ancestralidade, o pertencimento, a…

  • ATO CRIATIVO: DA ANCESTRALIDADE PARA O FUTURO

    A história das manifestações artísticas africanas, em construções gráficas sobre têxteis e objetos diversos como mobiliário e estatuárias, a partir da metade do século XIX e suas irradiações para os movimentos modernistas europeus no início do século XX até nossos dias, e as possibilidades criativas para o futuro.

  • A Arte da resistência no Burkina Faso

    Cine Acervo África apresenta:Burkina Rising: a arte da resistência no Burkina Faso. Um novo documentário da Cultures of Resistance Films, dirigido por Iara Lee, apresenta a resistência não-violenta e criativa no Burkina Faso. Este pequeno país da África Ocidental, que se estende entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, é o lar…

  • Frenesi Institucional – a presença negra no circuito das arte visuais em SP

    A atividade tem como objetivo principal refletir criticamente sobre o interesse episódico das grandes instituições públicas e privadas de artes em relação a produção de arte com perspectivas negras, com especial destaque a cidade de São Paulo. Participam do debate o curador independente e antropólogo Hélio Menezes, a pesquisadora e educadora Amanda Carneiro, e o…

  • Cine Acervo África : A Vida está esperando

    Cine Acervo África apresenta: A VIDA ESTÁ ESPERANDOFilme de: Caipirinha Productions e Cultures of Resistence SINOPSE:Quarenta anos após a promessa de liberdade que se seguiu à partida dos espanhóis, o Saara Ocidental continua sendo a última colônia da África. Um cessar-fogo negociado pela ONU acabou com os conflitos armados em 1991, mas a população continua…

  • Vkhutemas: uma universidade russa de arte e técnica

    Um mundo socialista, coletivo e comunal – eram princípios da Escola chamada Vkutemas, que floresceu na Russia em 1919 e reuniu pensamentos sobre Arte e Design pouco referidos na história oficial da arte. Neste bate-papo, o artista visual e pesquisador Celso Lima Estamparia abordará os contextos chave desse movimento bem como discutirá sua irradiações pelo mundo. Design social…

  • Histórias Afro-Atlânticas

    “Histórias afro-atlânticas” apresenta cerca de 400 obras de mais de 200 artistas, tanto do acervo do MASP, quanto de coleções brasileiras e internacionais, incluindo desenhos, pinturas, esculturas, filmes, vídeos, instalações e fotografias, além de documentos e publicações, de arte africana, europeia, latino e norte-americana, caribenha, entre outras (…) A exposição articula-se em torno de núcleos…

  • ENSINO DE AFROBRASILIDADES E AFRICANIDADES

    Desafios e transformações a partir da lei10639.

  • Exposição “Ex Africa” no CCBB SP

    A exposição traz esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos, de diversos artistas do continente africano.

  • Exposição “Seydou Keïta” no IMS Paulista

    Exposição “Seydou Keïta”, considerado um dos precursores dos retratos de estúdio na África no IMS.

  • A VIDA ESTÁ ESPERANDO

    Cine Acervo África apresenta: A VIDA ESTÁ ESPERANDOUm filme de: Caipirinha Productions e Cultures of Resistence SINOPSE:Quarenta anos após a promessa de liberdade que se seguiu à partida dos espanhóis, o Saara Ocidental continua sendo a última colônia da África. Um cessar-fogo negociado pela ONU acabou com os conflitos armados em 1991, mas a população…

  • Tecendo histórias e saberes do continente africano

    A experiência africana é atravessada por ricas histórias culturais construídas a partir de  estéticas e poéticas plurais. Na exposição TECENDO HISTÓRIAS E SABERES DO CONTINENTE AFRICANO selecionamos algumas tradições têxteis que perpassam diversos cenários, entre os quais:  os monumentais kentes do Gana,  os algodões tinturados com índigo do Mali e Burkina Faso , os bordados do povo wodaabe , a…

  • Lançamento Dominó Acervo África – Tecidos do continente africano

    O Acervo África em parceria com a Omoti lançou o jogo de dominó temático: tecidos do continente africano. São 28 peças que, ao invés de números, têm estampas de tecidos de diversos contextos culturais africanos. As regras do jogo são idênticas ao dominó tradicional. Encarte explicativo com as descrições de cada modalidade de tecidos e mapa com…

  • Transformações da religião vodum no Atlântico escravista (1650 – 1850)

    A conferência abordará o livro ” O REI, O PAI E A MORTE”, do Prof. Dr. Luis Nicolau Parés. Sobre a obra: “Examina as práticas religiosas na antiga Costa dos Escravos, na África Ocidental, correspondente à extensão onde hoje está a República do Benim. Nesse pequeno trecho de litoral, embarcou-se parte significativa dos africanos que chegaram escravizados…

  • DESIGN DE ESTAMPAS E AFRICANIDADES

    Modulo II – Oficina prática de para criação e desenvolvimento de estampas com Celso Lima. Contribuição: R$ 100,00 20 vagas inscrições: contato@acervoafrica.org.br

  • Design de Estampas e Africanidades: Referências, identidades & Assimilações

    Oficina Crítica ministrado por Celso Lima ( artista visual, pesquisador e ilustrador)Datas: 18, 15, 22 e 29 de maioHorário: Das 19hs às 22hsPublico Alvo: Pesquisadorxs, estudantes, educadorxs e todxs interessadxs em aprender e compartilhar.Contribuição: R$100 Em 4 encontros abordaremos as questões que fundamentam o design e seus cruzamentos com a vida social a partir do tema…

  • Ciclo Áfricas Contemporâneas na dança

    22/03 – A Dançarina de Ébano (dir. Seydou Boro, 52’) 29/03 – Precisamos de cola-cola para dançar? (dir. Qudus Onikeku, 55’) 05/04 – Z – coreografia de Germaine Acogny para o balé da cidade de São Paulo (55’) Entrada gratuita Vagas limitadas! Inscrição: contato@acervoafrica.org.br

  • Quilombos do Vale do Ribeira

    Cine Acervo África . Destinos Cruzados: As transformações no  modo de vida  tradicional dos quilombos do Vale do Ribeira afetam nossas vidas urbanas? Exibição de documentário + Bate papo com  Alexandre Kishimoto (antropólogo), Renato Nunes (documentarista) e Hebert Valois (criador multimídia) – Coletivo Outros Olhares. Anna Maria Andrade – antropóloga

  • 1a. Mostra do Audiovisual Negro

    1a. Mostra do audiovisual negro Sessão Nollywood com especialista audiovisual Serge Noukoue(França/Benin/Costa do Marfim).

  • Introdução às Técnicas de Estamparia em Contextos africanos – Adires e Bogolans

    ADIRES: ARTE INDIGO IORUBA Mini-oficina com 3 encontros abordando o acervo dos adires iorubas em suas variações alabere, oniko e eleko. Durante os encontros discutiremos o processo de criação e significância das estampas adires em indigo na cultura ioruba, com exercícios tintureiros em algodão trabalhando costuras alaberes e amarras onikos. Quartas-feiras: 17, 24 e 31…

  • Danças Tradicionais e Patrimônio Cultural em Moçambique

    O ARPAC o Instituto de Investigação Sócio-Cultural é um órgão do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique dedicado à pesquisa do patrimônio imaterial do pais. Neste encontro, Marílio Wane, antropólogo atuante há nove anos como pesquisador no setor de etnomusicologia da instituição , apresentará um panorama histórico e da situacao atual do trabalho que…

  • Curso: A história social das diásporas musicais africanas no Brasil e a formação das musicalidades afro-brasileiras

    Objetivos: Abordar e discutir a história social das musicalidades negras no espaço Atlântico dando visibilidade aos elementos históricos das diásporas africanas e sua importância enquanto legados culturais, artísticos e filosóficos para a formação das culturas musicais afro-americanas no amplo contexto histórico das afro-américas e especialmente nos processos de formação das musicalidades afro-brasileiras do passado e…

  • WaxPrint/FancyPrint – História de um híbrido colonialista

    Debate: Wax-Print/Fancy-Print – História de um híbrido colonialista Convidado: Celso Lima – Artista visual, professor e pesquisador na área de estamparia artesanal e tecnologia Têxtil. ENTRADA GRATUITA Vagas Limitadas Inscrição: contato@acervoafrica.org.br

  • Exposição “Viagem a Timbuktu – Fotografias de Edmond Fortier”

    Em homenagem ao Dia da África – 25 de maio – a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado, por meio das Bibliotecas Estaduais e Centro de Memória da Bahia, realizará uma série de ações que terão o continente africano como tema central. Capitaneando a programação, de 4 de maio a 22 de junho, no…

  • APROPRIAR OU APRECIAR? Estéticas africanas e processos criativos em moda

    Quais os significados, referências, discursos e preocupações relacionadas ao rico e complexo universo estético com perspectivas africanas.? Tendo como disparadores a coleção do Acervo África e o diálogo com Arthur Costa e Marina Nascimento, criadorxs do campo da publicidade e da moda, traremos ao debate questões de discussão atual e urgente.