Musicista e ativista nascido em Abeokutá, Nigéria, Fela Kuti foi pioneiro no estilo musical conhecido como Afrobeat – uma combinação de de funk, jazz, salsa, e música tradicional iorguana nigeriana. Suas musicas criticavam com veemência o governo de seu pais – o que lhe causou inúmeros aprisionamentos e represálias truculentas. Além do estilo, as letras em “pidgin”(mistura de inglês com yoruba) e as faixas de longa duração também trazem exclusividade para o trabalho do musico.
Nascido em 1938, filho de pai Reverendo e mãe ativista política, Fela tornou-se mundialmente conhecido através dos mais de 50 álbuns que lançou em vida.
Nos anos 50 mudou par aLondres para estudar medicina, mas acabou decidindo estudar musica no Trinity College.
O músico e ativista político Fela Kuti nasceu Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti em 15 de outubro de 1938, em Abeokuta, Nigéria. Kuti era filho de um ministro protestante, Reverendo Ransome-Kuti. Sua mãe, Funmilayo, era uma ativista política. Foi o contato com o Jazz e a cultura negra estadunidense que despertou o estilo e a verve política que posteriormente seria marca de sua musica.
Para maiores informações recomendamos: Fela: esta puta vida. Carlos Moore. Ed.Nandyala.