Autor Biblioteca AZEVEDO, Licínio
Licínio Azevedo é simultaneamente realizador e escritor. Participou nas experiências de Ruy Guerra e de Jean-Luc Godard, no INC (Instituto Nacional de Cinema de Moçambique). Actualmente, trabalha como realizador independente e é co-fundador da Ebano Multimedia, a mais importante produtora de cinema de Moçambique. As suas múltiplas produções foram premiadas em todo o mundo. “Margarida”, a sua primeira longa-metragem de ficção, está neste momento em pós-produção.
O grande bazar
Dois meninos com experiências e objectivos diferentes encontram-se num velho mercado africano. Um deles procura trabalho para readquirir o que lhe foi roubado e poder voltar a casa; o outro não olha a meios e chega mesmo a roubar para…
Night Stop
Massassani Afela Kwhatini. O homem bom morre longe de casa.
Marracuene
Mãos de Barro
O mundo imaginário de uma artista Moçambicana única que se expressa através do barro, uma matéria tradicional africana. Reinata Sadimba, nascida em 1945, é uma mulher cheia de vida apesar da sua idade. Parece uma menina divertida. As suas esculturas…
Desobediência
As pitas
Diante de uma televisão, assistindo longas sessões de tele-novelas, quatro jovens, amigas de colégio, habitantes de uma cidade do interior do Moçambique, compartilham os seus problemas comuns: a traição do namorado, a corrupção de um professor, um novo amor que…
Adeus RDA
Na década de 80, 16 mil moçambicanos trabalhavam na ex-RDA.O acordo governamental que permitia isso era símbolo da solidariedade entre um regime comunista europeu e regimes socialistas do terceiro mundo. Poucos trabalhadores moçambicanos ficaran na Alemanha unificada. Para os que…
A última prostituta
Cinco mulheres falam da sua experiência nos centros de reeducação para prostitutas, criado logo após a independência de Moçambique, nas florestas da longínqua província de Niassa, em sítios onde não havia nada, excepto animais selvagens. Elas recordam as difíceis situações…
A ponte
Na estação das chuvas os rios enchem e, por vários meses, Chimanimani, uma das mais belas regiões de Moçambique, fica isolada do resto do país. Em Chimanimani, será criada uma reserva natural, cuja principal atração é o monte Binga, o…
A guerra da água
Durante a guerra em Moçambique os combates nas regiões secas aconteciam em volta das nascentes de água. Várias delas foram destruídas para não caírem nas mãos do inimigo. Hoje, nos meses de estiagem, quando a água da chuva armazenada nas…