Tipo de material
Classificação
770 M837i
Autor
Título
IMAGENS DO DAOMÉ - Edmond Fortier e o colonialismo francês na terra dos voduns ( 1908-1909)
Edição
1ª ed.
Cidade
Editora
Data de publicação
2018
Resumo
Chega às livrarias e bibliotecas Edmond Fortier e o colonialismo francês na terra dos voduns (1908-1909) , obra valiosa fruto da pesquisa da historiadora Daniela Moreau em parceria com o antropólogo Nicolau Pares. Trata-se de um rico material analítico sobre o antigo reino do Daomé, atual Benin, a partir dos registros de Edmond Fortier, fotógrafo francês que captou em imagens registros raros da África do Oeste do século XIX.
Os documentos visuais esmiuçados pelos autores trazem um amplo espectro sobre os contextos políticos, econômicos e culturais do Reino do Daomé, revelando importantes conteúdos históricos e etnográficos. As populações retratadas no livro, conhecidas de forma genérica como “minas” e “jejes” são parte significativa dos valores civilizatórios trazidos pelas milhares de pessoas africanas escravizadas que aportaram na Bahia e influenciaram profundamente as práticas religiosas de matriz africana cultivadas e recriadas em terras brasileiras, em especial o culto aos voduns.
Além da riqueza de informações sobre os distintos aspectos da vida social daquele tempo - arquiteturas, indumentárias, mercados, aldeias, cerimônias, cidades e seus habitantes – a obra também evidencia detalhes e impactos da dominação colonial europeia bem como as ações de resistência propostas pelas populações locais. A leitura nos faz adentrar a complexa rede de interesses, conflitos e afirmações que atravessaram a história.
A obra aprofunda o conhecimento sobre a história do atual território do Benin, em uma viagem que atravessa distintas localidades como Cotonu, Uidá, Aladá, Abomé , Porto Novo, entre outras, ampliando nossa percepção sobre aquelas Áfricas tão caras à experiência brasileira.
Imagens do Daomé - Edmond Fortier e o colonialismo francês na terra dos voduns (1908-1909)
Área do conhecimento
Idioma
ISBN
978-85-469-0221-7
Número de páginas
260