Documento
Metadados
Título
Mali034
Descrição
Mesquita de Djenné.
"O marinheiro chefe gritou: 'Assim que transpusermos o próximo cotovelo do rio, vocês verão as grandes torres da mesquita de Djenné'.
Todos os alunos correram para as bordas da embarcação: 'Vamos ver Djenné! Vamos ver Djenné!' Não se dizia que esta cidade, a mais bela de todo o Arco do Níger, se situava logo abaixo do Al Djennat, o jardim de Alá (o paraíso), do qual recebera o nome?
De fato, ao contornar a curva vimos aparecer, acima de uma massa verde que ainda nos escondia a cidade e o corpo da mesquita, as flechas das três torres piramidais com os lados cobertos de troncos de rôniers artisticamente dispostos e cujo papel era assegurar a solidez do material de construção. De uma delicada coloração ocre, estas flechas destacavam-se sob um céu aberto que parecia ter sido lavado e pintado de azul pela própria mão de Deus; eram os pináculos das três grandes torres da grande mesquita de Djenné, na época a mais bela de toda a África negra, desde Khartoum no oriente até Conakry no ocidente." (Trecho do livro "Amkoullel, o menino fula" de Amadou Hampâté Bâ.)
País: Mali Cidade/Região: Djenné
Foto: Daniela Moreau
1996